INSTITUIÇÃO
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Instituição - História


HISTÓRIA DO CEDUP O CEDUP Hermann Hering é uma instituição de ensino voltada para a educação profissional vinculado à Secretaria de Estado da Educação. Suas atividades escolares foram iniciadas em 09 de março de 1979 sob a denominação de CIS – Centro Interescolar de Segundo Grau. Surgiu através dos acordos efetuados pelo Ministério da Educação com a USAID (MEC / USAID), na década de 70. Na época a prefeitura de Blumenau, tendo como prefeito o Sr. Félix Christiano Theiss, adquiriu uma área de 20 mil metros quadrados e realizou a construção do complexo escolar.A inauguração foi realizada durante o governo de Antônio Carlos Konder Reis, que também regulamentou o funcionamento através do ato nº 8.205 de 17 de Julho de 1979, passando a integrar a rede de escolas da FESC - Fundação Educacional de Santa Catarina.

O CIS passou a funcionar como uma escola central de educação profissional, que atendia aos alunos a partir da segunda série do segundo grau das diversas escolas de Blumenau e região.

Em 01 de março de 1984, o CIS passou a oferecer o ensino de segundo grau completo, tornando-se autônomo e formando alunos para o exercício profissional independente de outras unidades escolares.Pela portaria nº 72/89, de 08 de março de 1989, foi transformado pela FESC em escola técnica, expandindo seus cursos de formação profissional. Diante da falta de perspectivas e observando o funcionamento das escolas agrícolas, que funcionavam em sistema de cooperativismo, surgiu a idéia de se criar cooperativas nas escolas que pertenciam à FESC.

Iniciou-se, então, um processo de esclarecimento e orientação à comunidade escolar no sentido de incentivar e apoiar as instituições que tivessem interesse em criar uma cooperativa.A idéia originou-se da necessidade de melhorar a qualidade do ensino, atualizar os equipamentos dos laboratórios e proporcionar melhor qualidade do quadro docente através de formação continuada e de incentivos financeiros.Ao final da década de 80, a FESC passou por grave crise financeira. No dia 03 de junho de l989, o Grêmio Estudantil da escola, juntamente com alguns alunos, reuniram-se com os representantes da OCESC (Organização das Cooperativas de Santa Catarina ), FESC e direção da Escola.

O objetivo era estabelecer uma Assembléia Geral com a intenção de deliberar e constituir uma cooperativa para melhorar a qualidade do ensino através do investimento em material didático e humano. Com aprovação do estatuto, constituiu-se a Cooperativa de Alunos da Escola Técnica Hermann Hering. Com a criação da cooperativa, os alunos passaram a contribuir com um valor definido em assembléia, através de um estatuto devidamente regulamentado. Esta contribuição é responsável pela aquisição de material didático, equipamentos e manutenção de todos os laboratórios, custeio e manutenção da Instituição, formação continuada para o corpo docente e demais servidores, além da contratação, quando necessário, de profissionais das diferentes áreas técnicas para assessoramento, instrução, docência e atividades complementares.Pela Lei complementar nº. 46 de 20 de janeiro de 1992, a Escola Técnica Hermann Hering foi incorporada à rede de escolas estaduais. Com a promulgação da Lei 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996 (nova LDB), houve a separação formal entre ensino médio (antigo 2º grau) e educação profissional. O ensino médio passou a ter três anos de duração e a educação profissional de nível técnico passou a ter uma nova estruturação, exigindo-se que para a obtenção do diploma de técnico, o aluno apresente o certificado de conclusão do ensino médio. Pela portaria nº 017 de 28/03/2000, da Secretaria de Educação, a Escola foi transformada em CEDUP - Centro de Educação Profissional, atendendo às novas orientações do MEC que propôs ao Estado de Santa Catarina a criação de uma rede de educação profissional. O Convênio nº 043/2000 de 02 de agosto de 2000 - celebrado entre o Ministério da Educação, o Estado de Santa Catarina e intermediado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) - tem como um dos objetivos a transformação da Escola numa unidade dedicada exclusivamente à formação humana para o mundo do trabalho.Hoje o CEDUP Hermann Hering cumpre seu papel oportunizando aos jovens e adultos um ensino de qualidade e em constante inovação. O governo do Estado de Santa Catarina oferece a estrutura física, contratação de professores e funcionários, permitindo um ensino de qualidade.

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